sábado, 12 de julho de 2014

PENSANDO COM MEUS BOTÕES...

Inicialmente utilizado para fechar vestimentas, os botões tornaram-se importantes objetos para fins decorativos. Podem se pregados à mão ou à máquina.

Atualmente, existem vários tipos de botões usados na costura, de diversos tamanhos, formas, cores e materiais.
Materiais usados ​​para fazer botões incluem ossos, chifres, marfim, plástico, madeira, metal, tecido, vidro, pedras, couro e barro.

Também há botões antigos e colecionáveis, como aqueles feitos com casco de tartaruga, os artesanais ou os botões militares históricos. 
Quanto ao tamanho, há pequeno, que são costuradas em roupas de boneca, camisas, peças infantis ou como efeito decorativo. Há, também, botões grandes e resistentes que são usados em casacos ou botões de peso médios usados ​​em blusas, vestidos, saias, camisas e calças.

Na criação das peças do vestuário, a quantidade, tamanho e modelo dos botões são importantes, refletem estilo e as tendências decorativas da época.
Botões pesados devem ser evitados em tecido leves, para não rasgar a roupa. O melhor em tecidos finos ou médios é utilizar botões chatos e leves.

Abaixo alguns tipos de botões.


Botão bombê ou forrado :é forrado com o próprio tecido da roupa e prensado em uma máquina. Para esse processo utilizam-se matrizes, que variam conforme o tamanho do botão.

      




Botão de massa: botões feitos de materiais sintéticos, podem ter os mais diversos formatos e cores.

   


Botão de acrílico: geralmente são um pouco transparentes, podendo ser perolados.




Botão de metal: são fabricados em ferro, latão ou ligas metálicas mistas.

Botão de madeira e de coco: podem ser artesanais ou industrializados.
Botão de Madeira e de Coco
    
Botão de poliéster: resina de poliéster.





Os tamanhos de botões seguem um padrão internacional. A medida desse tipo de botão é em polegadas (“) ou milímetros (mm).


Os tamanhos são definidos por um sistema curioso de medidas (diâmetro interno de um pavio dobrado) Ligne (L) que se tornou padrão de referência no início do sec XVIII, para os fabricantes alemães de botões e é até hoje o padrão aceito internacionalmente. (Uma Ligne, é um centimetro dividido por 2,2558)

Na apostila do seu curso, na Escola Moda e Cia, você encontrará uma régua com os tamanhos de botões padronizados para facilitar a sua escolha na hora criação e da aquisição.


Escala 1:5